Se você está pensando em decorar ou construir, uma boa opção é usar as pastilhas de vidro. Elas realçam e podem sem aplicadas principalmente em banheiros e cozinhas. Elas possuem um acabamento perfeito e são encontradas de diversos estilos e tamanhos: degradê, mosaico, transparente, colorida,"inox", entre outras.
Diferentemente das pastilhas de
cerâmica ou de porcelana que com o passar do tempo perdem o brilho e a
cor, as pastilhas de vidro sempre preservam o mesmo
aspecto. Outra vantagem é que esse material é muito mais resistente a
produtos químicos e possui bom nível de absorção e isolamento térmico, o
que dificulta a formação de fissuras.
A aplicação pode ser feita sobre revestimento cerâmico, porcelanato, azulejo ou na parede apenas com o emboço. O que vai diferenciar é a cola de aplicação.
Ferramentas e materiais utilizados:
1 - Desempenadeira de aço;
2 - Desempenadeira de madeira;
3 - Espátula de aço;
4 -Desempenadeira emborrachada, ou um pedaço de borraca (tipo sandália havaiana);
5 - Esponja ou estopa;
6 - Cola para pastilha de vidro ou argamassa para piso sobre piso.
7 - Luvas emborrachadas.
1° Recorte o revestimento e deixe o emboço aparente;
2° Aplique com a desempenadeira de aço a cola sobre o emboço, na espessura de 2 a 3 milímetros. Não aplique numa área grande, o suficiente para 2 ou 3 placas é o ideal;
3° Coloque as placas de pastilhas de vidro sobre a cola, exercendo uma leve pressão com as mãos, em seguida pressione-as com a desempenadeira de madeira, para que as mesma fiquem em prumo;
4° Para fazer os recortes é bastante simples, pois geralmente a pastilhas veem em formata de placas, presas entre si por uma tela de nylon, portanto, com uma simples tesoura ou estilete é possível fazer os recortes.
5° Após colocar todas placas, faça uma limpeza para tirar a sujeira . Em seguida rejunte com a própria cola, pois a mesma serve para colar e rejuntar.
Depois de 15 - 20 minutos limpe tudo com uma estopa ou esponja humedecidas, e para finalizar com um pano seco.
Atenção:
Para colocar as pastilhas sobre revestimentos já existentes (cerâmica, azulejo, etc), é necessário aplicar uma fina camada de argamassa piso sobre piso, esperar o tempo de secagem e seguir os procedimentos a cima (exceto o recorte no revestimento).
|
Foto da minha cozinha, foram colocadas sobre o revestimento. | |
|
|
|
|
Fotos retiradas da internet.